Americana sediou a etapa de abertura do campeonato paulista 2010 com 363 pilotos sendo 43 vindos de varias partes do país,Catarinenses,Baianos,Mineiros, Goianos, Gaúchos e até atletas do Distrito Federal estiveram presentes.
Alguns pilotos das antigas resolveram retornar as pistas, Niltão Costa um dos pioneiros do Bicycle MotoCross tupiniquim recebeu uma justa homenagem do locutor Rick, além de Costa, Reninaldo “Regis” Marciano de Salto, o primeiro brasileiro a disputar uma final de campeonato mundial na categoria pro, em 1992 na Bahia ele foi finalista da Super Cruiser (atual Elite Cruiser), outra grande e eterna fera dos pedais que esteve em Americana foi Murilo Coutinho de Minas Gerais que atualmente mora e compete na Florida Estados Unidos, e pra completar as celebridades Aythe Campos que teve que adiar seu retorno pois caiu ainda nos treinos e ficou de fora só assistindo o grande espetáculo que foi a abertura do paulista 2010.
O clube local Americana Bicicross Clube (ABC) organizou muito bem a festa, a pista estava impecável e coroando os investimentos feitos no final do ano de 2009 para sediar o campeonato Latino americano o que a transformou na melhor pista do Brasil no momento, que atende as novas regras da CBC e UCI, ótima para competição da primeira etapa do campeonato mais disputado do Brasil, seus pilotos todos com novos uniformes deixando a equipe padronizada e a festa ainda mais colorida.
O piloto Marcos Carlos dos Santos “Chokito” sorteou quadros da Cannadiam seu patrocinador oficial e a M2 revendedora Suzuki da cidade ofereceu ao vencedor da experts 17/24 anos categoria que teve mais de 50 inscritos um belíssimo capacete ao vencedor.
É pau, é pedra – quem esperou a virada do ano para ver logo na primeira etapa uma disputa entre o experiente veterano Deivlin “Turbo” Balthazar e o jovem Renato Resende vai ter que esperar, Deivlin fraturou a clavícula em uma prova recente na Argentina e Renatinho embarcou com a delegação brasileira composta por Gustavo “Boy” Chiara, Squel Stein, Naiara Silva para Colômbia para disputar os Jogos Sul Americanos, mas mesmo sem a presença dos três, a Elite Men teve disputas excitantes principalmente na final, Ebert Silva de Paulinia foi o mais rápido no gate girou forte na primeira reta e puxou a fila, seguido pelo seu companheiro de equipe, Edson Carvalho o “Juninho Bigode”, Daniel “BB” Brito também veio embalado e foi o terceiro colocado, o mineiro Mateus Lott ficou em quarto, com outro paulinense, Alex “Psico” Souza em quinto lugar, Giovanni Vieira de Indaiatuba foi o sexto, Luis Markiewics após queda no primeiro paredão chegou em sétimo e fechando o grupo o local Ademir “Rato” Silva em oitavo.
Entre as mulheres, Priscila Abasto que voltou para a equipe Petrobras/Paulínia, subiu ao topo do podium com a baiana Thaise Souza em segundo lugar, Jessica Peres foi a terceira e Michele Nascimento do Clube de Ciclismo de São José dos Campos que retornou as pistas. Ana Flavia Sgobin ainda se recupera de uma cirurgia, mas estará nas disputas em breve.
Os gatotos da Junior Men também não deixaram por menos, protagonizaram um pega sensacional entre Hugo Osteti de Pulinia o primeiro colocado e Igor Ferreira que vinha liderando a final e perdeu em um obstáculo, caiu da primeira da terceira posição foi atacado ferozmente por Douglinha Carnaval, se recuperou e terminou em segundo lugar, em quarto e quinto passaram os Guilhermes Torquatro de Leme e Getelina (esse tem bike até no nome) de Santa Catarina em quinto.
Entre as garotas Bianca Quinhalha voltou muito bem de seu estagio nos Estados Unidos e foi a vencedora com Priscila Carnaval em segundo.
Domingos Lamoglia e o recém chegado a categoria Thaiguara Ramires travaram um duelo de gigantes na final da Elite Master, Lamoglia fez uma largada de mestre e liderava até ser ultrapassado por Ramires na reta de chegada, outro craque das antigas Benedito “Juca“ Teodoro foi o terceiro colocado, Leandro “Lemão” Zavagli e Leonardo Coelho foram o quarto e quinto colocados. Lembrando que Domingos completa 41 anos hoje (15/03).
Gustavo Mesquita começou 2010 do mesmo jeito que terminou em 2009, vencendo. Liderou a final da 17/24 anos com o surpreendente Giovanni Pinechi Novo e seu espetacular uniforme “perdido nas estrelas” em segundo , Alexandre Cruz de Paulínia foi o terceiro.
Francis Herbert de Paulinia estreou com dupla vitoria na 25/29 experts e na cruiser 17/29 anos, no aro 20 Marivan Mendes ”O terror do calçadão de Betim” ultrapassou Kleber Santos na ultima curva, no aro 24 Francis foi escoltado por Fabio Brochado de Poços de Caldas e por John Lennon de Jarinú.
Próxima etapa será em nos dias 10 e 11 de abril em Jarinú, terra do morango e com pista totalmente reformulada até lá.!!!!!!!!!!!!!!