Por Pedro José de Andrade
Foto: Marcela Derrico Damásio
A cidade de Jarinu sediou a etapa de abertura do Campeonato Paulista 2022, o torneio retornou oficialmente no último dia 20 de março com a participação de cerca de 500 pilotos vindos de várias regiões do estado de São Paulo além de BA, DF, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e DF.
Foram confirmadas um total de 78 baterias classificatórias que eletrizaram as arquibancadas.
Na ocasião a prefeita da cidade, a senhora Debora Prado esteve presente e homenageou os atletas que representam a cidade. O atual presidente do Jarinú Bicicross Clube o senhor Rodrigo Batistel e senhor Luis Lourenccini presidente da APBMX também estavam presentes.
Depois dos discursos e da execução do Hino Nacional deu-se início as disputas
Nas principais categorias ótimos pegas, na Elite Men os finalistas foram: Franklin Vitor, Bruno Cogo, Guilherme Ribeiro, Mardevacson Fonseca, Vicente Garcia, Gustavo Mesquita e Piettro Meneghini.
Dada a largada, Vicente pula na frente e na primeira curva já é o líder, nem nota a queda que leva vários pilotos ao chão, Bruno Cogo escapa da confusão e assume o segundo lugar trazendo Guilherme Ribeiro na terceira colocação.
Vicente cruza a linha de chegada em primeiro e a prova termina com Piettro em quarto, Mardevacson em quinto, Franklin em sexto e Mesquita em sétimo.
Na Elite Woman Priscila Carnaval fez uma boa largada e puxou a fila até o final, Maitê Barreto e Julia Schuler disputaram o segundo posto, mas a vantagem ficou com a Maitê, Maria Eduarda Dornelas foi a quarta colocada, com Eduarda Pereira em quinto, Fernanda Maciel em sexto, Karoline Quaresma na sétima posição e Maria Muller fechando o grupo em oitavo.
A categoria Junior Men destacou pela quantidade e o bom nível técnico dos pilotos, depois das classificatórias os finalistas foram: Igor Amaral, Eduardo Oliveira Filho, Fernando Barros, Sillas Andrade, Lucas Patrick Santana, Alysson Pereira, Gabriel Campos e Pedro Ribeiro.
Assim que caiu o Gate Fer leva vantagem no snap e assume a liderança, a briga pelo segundo lugar fica com Sillas, Igor e Alysson. Igor leva vantagem e fica em segundo logo atras Alysson na terceira colocação, Sillas se enrosca e perde posições, ficando Eduardo em quarto, Pedro Ribeiro em quinto, Lucas Santana em sexto, Gabriel Campos em sétimo e Sillas em oitavo.
Lucas Amaral foi o líder na final da Master seguido por Jonathan Machado e Bruno Mestriner.
Na boys 16 anos disputa incrível entre Lucas Zimmermann e Thales Schuler que assumiu a liderança a centímetros da linha de chegada, Leonardo Rodrigues foi o terceiro colocado.
Gilberto Radtke foi o líder da disputadíssima men 17/24 anos, com Vitor Marota na segunda posição e Matheus Alves na terceira posição.
Entre as garotas, Julia Lorenlay Rocha venceu a 15/16 anos com Agatha Brito em segundo e Melyssa Araujo na terceira posição.
A categoria das mulheres de 17/29 anos teve como vencedora Isa Grigoletto, seguida por Brenda Monique e Rayane Mayara.
Na man 50/59 e cruiser 50/59 destaque para Marcos “Chokito” Santos que venceu as finais das duas categorias, na men Jefferson ”Piolho” Souza foi o segundo colocado e Carlinhos Wojtowicz, que disputou a prova usando pedais plataforma e tênis coisa rara de se ver entre pilotos dessa categoria, ficou em terceiro.
Na cruiser Marcinho Mendonça e Jonas ”Chuchu” Cruz foram os segundo e terceiro colocados.
O Próximo encontro está marcado para o dia 10 de abril em Americana.