O jovem piloto Renato Resende que é considerado por muitos como revelação do BMX Nacional e sul-americano de 2010, diante das grandes vitórias que vem conquistando, foi mais uma vez surpreendente conquistando o título inédito para nosso país de Campeão Mundial na categoria Elite Cruiser, fechando com chave de ouro a participação do Brasil neste mundial.
Sábado, o terceiro dia do mundial de BMX, em Pietermaritzburg na África do Sul, foi marcado de grandes emoções, onde os pilotos deram show na pista muito técnica construída para o evento. A categoria Elite Man, foi mais uma vez vencida pelo piloto da Letônia Maris Strombergs, que já venceu esta categoria em 2008 e foi o primeiro campeão olímpico da modalidade no mesmo ano na China. O local sul-africano Sifiso Nhlapo, mostra ter se recuperado bem do acidente que o tirou das pistas em 2009 quando fraturou duas vértebras da coluna cervical, conquistando o brilhante vice-campeonato na categoria Elite Men diante de mais de 1000 espectadores de sua terra natal, trazendo em seu vácuo o francês Jores Daudet. Os Brasileiros que disputaram a categoria Elite Men, ficaram nas oitavas de final (classificatória da categoria) não passando para as próximas fases.
A categoria Elite Women a disputa foi acirrada entre a inglesa Shanaze Reade, que impossibilitou o bi-campeonato de Sarah Walker da Nova Zelândia, consagrando-se a campeã da categoria em 2010.
Na Junior Men, os brasileiros praticamente dominaram as baterias classificatórias com Hugo Osteti e Leandro "Taxinha" Dalfarra, que facilmente passaram pelas classificatórias e pelas quartas de final. No entanto, na semi-final os tombos da primeira curva de Taxinha, e na penúltima reta de Hugo Osteti enquanto ocupava tranquilamente a 2ª colocação fez com que o Brasil ficasse sem representantes ao título mundial na categoria na final.
Já Junior Women as brasileiras sorocabanas Bianca Quinalha e Mayara Perez se destacaram nas classificatórias e compuseram o gate da final, onde Mayara fez uma excelente largada estando na segunda colocação, mas na seqüência de saltos acabou perdendo posições terminado na 7ª colocação e a Bianca na 6ª colocação.
O último dia do mundial foram as vezes das categorias Cruiser, e conseguimos colocar 10 pilotos nas finais com as seguintes colocações:
Na Categoria Junior Cruiser os brasileiros estavam dominando e ocuparam metade do gate de largada da final, mas um forte tombo na seqüência Pró derrubou todos os pilotos do Brasil. Infelizmente o piloto Igor Carvalho de Paulínia sofreu um forte impacto e teve de ser internado no hospital com problemas no baço, mas a delegação brasileira que os acompanha está providenciando os devidos cuidados para que seja bem atendido.
A competição por países foi vencida por Estados Unidos, seguido da Austrália e Holanda.
Por fim, os Brasileiros finalizaram de forma satisfatória o Mundial de 2010, trazendo ao todo 21 novos “W” de volta para casa, o que mais uma vez mostra que estamos cada vez mais presentes entre os melhores pilotos do mundo.
Parabéns a todos! Parabéns Brasil!
Veja os videos do Mundial em www.bmx-videos.com