Com certeza um dos campeonatos mundial mais disputado dos últimos tempos, o BMX Word Championship de Copenhagen (Dinamarca), já faz história. Uma por mostrar a dedicação e nível técnico dos pilotos do mundo todo, o que torna impossível nas principais categorias, quem vai ser o grande campeão. Outro fator que este evento está a um ano antes do maior sonho de qualquer atleta: as Olimpíadas de Londres 2012.
Assim, somado a adrenalina e a disputa de 2142 competidores em 36 categorias, o Brasil mostra-se forte, principalmente com os jovens talentos das categorias Junior. No qual colocamos os primeiros finalistas Junior em um Mundial de Supercross (na versão normal Daniel Jorge, foi o primeiro finalista da Junior Men em 1998 na Austrália). Priscila Carnaval (Sorocaba), uma das competidoras que compõe a seleção brasileira em treinamento do Centro Olímpico da UCI, conseguiu a importante 6ª colocação, mostrando altíssimo nível em todas as baterias disputadas. Outro destaque foi Igor Martins Ferreira (S.J. dos Campos) que conseguiu chegar às finais e conquistar a sétima colocação.
O único piloto da Elite Men a conseguir passar pelas tomadas de tempo foi Renato Rezende, que acabou ficando fora nas baterias classificatórias das oitavas de final. Mesmo assim, já é de grande feito visto que grandes nomes do cenário mundial já ficaram de fora já nas tomadas de tempo, como os multicampeões Donny Robinson, Mike Day, Robert Del Wilde entre outros.
A Final da categoria Elite Men foi conquistada pelo francês Joris Daudet, que venceu todas as 12 etapas do Campeonato Europeu, seguido do atual campeão mundial e olímpico Maris Strombergs da Letônia. E em terceiro ficou o Neozelandês Marc Willers.
Já a final da Elite Women a América do Sul mostra mais uma vez sua força na categoria, no entanto dessa vez foi com a jovem Mariana Pajon (14 vezes campeã mundial nas categorias Challenger, desde os 9 anos de idade) que venceu de ponta a ponta desbancando a favorita Sarah Walker da Nova Zelândia. Para fechar o pódio, em terceiro lugar ficou a francesa Magalie Pottier.
O ultimo dia foi a vez das categorias cruiser onde o Brasil fez mais dois finalistas. Thainara Morosini Chaves ficou com a oitava posição na final da Cruise Girls 15 e 16 anos, enquanto Paulo Moreira (Jacareí) conquistou o quarto lugar da Cruiser 30 a 34 anos.
Por fim, o Clube de Ciclismo de São Jose dos Campos conquistou o vice-campeonato de equipes de marca neste campeonato, ficando atrás da norte-americana J&R Bicycles, equipe do brasileiro Domingos Lammoglia.
Por países, os Estados Unidos venceram seguidos por Argentina e Austrália.
Fechado o Ranking de 2011. O Brasil ocupa a 16ª posição no masculino e 11ª no feminino.
Masculino
Feminino
|
|
Challenger