03.02.2012 NOTÍCIAS - Cinco países disputam a Copa América de Bicicross 2012

Cinco países disputam a Copa América de Bicicross 2012

Prova, em sua sétima edição, terá pilotos de destaque no circuito internacional


São Paulo (SP)
- A sétima edição da Copa América de Bicicross, marcada para os dias 15 e 16 de fevereiro, trará, mais uma vez, feras do bicicross do Continente Americano, proporcionando um show de técnica e emoção em todas as baterias. Em 2012 estão confirmados competidores de cinco países: Argentina, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Brasil, que prometem levantar a galera presente à pista do Parque Ecológica de Indaiatuba. Entre os destaques estrangeiros confirmados estão o bicampeão Ramiro Marino e o atual vencedor, o colombiano Augusto Castro.


Complementam a lista de feras internacionais os pilotos José Luis Primera, da Venezuela; Travis Ohrazda e Cristian Becerine, dos Estados Unidos; e Sérgio Salazar, da Colômbia, que estarão brigando pelo título ao lado dos melhores nomes do esporte no país. A rivalidade entre brasileiros e estrangeiros é uma das atrações do evento, sendo que até agora cada lado soma três conquistas. A disputa será mostrada no Esporte Espetacular durante o Carnaval.


Bastante conhecido do público brasileiro, Ramiro Marino é um dos grandes nomes da modalidade. Sempre entre os primeiros colocados, ele cativou o público e mostrou sua categoria ao subir ao topo do pódio em duas oportunidades, em 2008 e 2009. Chega a mais uma edição na condição de grande favorito ao tricampeonato. Outro nome forte é Augusto Castro, campeão no ano passado, que também demonstrou muita força e técnica.


A programação oficial começa no dia 14, terça-feira, das 13h às 16h30, com a entrega de kits e placas de identificação. Os treinos livres também acontecerão neste período. No dia 15, quarta-feira, será a vez da fase classificatória. Entre 8h e 9h15 acontecerão os treinos livres, já a assinatura da súmula e entrega de chips serão feitas a partir das 9h30. A primeira tomada de tempo, para a seleção de 55 pilotos, será das 9h45 às 12h, ficando a segunda entre 13h30 e 15h. No dia 16, acontecerá a Prova Principal.

O Congresso Técnico será realizado também na quarta, aproximadamente 15 minutos após o término da classificatória, na pista do evento. A programação da Prova Principal será definida posteriormente, pela organização do evento.


O sistema de disputa do masculino prevê a participação de 150 dos melhores pilotos do país (convidados), acima de 16 anos, de acordo com o ranking nacional, que poderão fazer até duas tomadas de tempo na quarta-feira. Destes, 55 passarão para a prova principal, na quinta-feira, juntando-se aos pilotos pré-classificados, ou seja, os quatro melhores brasileiros de 2011 e os atletas estrangeiros convidados. Serão formadas baterias eliminatórias, até a definição do campeão da Copa América de Bicicross 2012. O feminino terá baterias eliminatórias, sem necessidade de tomada de tempos. As quatro primeiras pilotos passam para a prova principal de quinta-feira, que terá oito participantes.


Ao longo da história da competição, que começou sendo disputada em Paulínia (SP), o Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge; em 2007, como Daivlin Baltazar e em 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008 e 2009, ambos com o argentino Ramiro Marino, e em 2011, com o colombiano Augusto Castro. No feminino, que fez sua estreia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (07), Mayara Perez (09 e 10) e Bianca Quinalha (11).


A Copa América de Bicicross 2012 é uma realização da Rede Globo de Televisão, com organização da Yescom Entretenimentos, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). O patrocínio é de Caixa, Sedex, Fisk e Rexona, com apoio da Água Mineral Schin e apoio especial da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes.


Mais informações no site oficial, www.yescom.com.br/bicicross/2012


Consultoria de Comunicação da Copa América de Bicicross:

MBraga Comunicação - Marcelo Eduard Braga - MTB 18324

Fones: (11) 8266-6086/8931-8977/7702-5109 - E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS