Nesta quinta feira 16/07/09 em São Paulo, Valmir Brustolin, presidente da APBMX chancelou a apresentação de proposta oficial de criação de um Parque de BMX na Lapa à Subprefeita Soninha Francine. A proposta entregue por Blue Herbert, e Marcos Almeida respectivamente representante da comunidade Pérsio Dirt Park e Presidente do Radical Leste Bicicross Clube, foi assinada pelas três entidades e pela Subprefeita.
O convite partiu da própria Subprefeita Soninha que abordada pela APBMX com um estudo preliminar ficou cativada pela proposta de implantação de pista e Escola de BMX. Com este ato, abre-se o processo de "Seção de Uso" da Praça Ralph Rosemberg ao Radical Leste passando a tramitar na Prefeitura Municipal de São Paulo.
A iniciativa visa à oficialização da pista de Dirt Jump, já existente e a implantação de uma pista em formato oficial de BICIROSS, a unica na cidade que hoje só conta com pistas para treino de Bicicross.
O início das obras não deve ser rápido, mas a Subprefeita Soninha comprometeu-se em agilizar ao máximo a tramitação e ajudar no que mais for preciso para dar a população da Lapa e das demais regiões esse ferramental esportivo e tirar a “garotada da frente dos vídeos games e botá-los a pedalar”.
Já o Radical Leste Bicicross Clube, estuda uma nova razão social adequada à região da futura sede e está também trabalhando com sua assessoria e a Secretária Municipal de Esportes de São Paulo para re-formatação de seus estatutos visando a adequação à lei das OS`s, elaborada pelo atual Secretário de Esportes, Walter Feldman, grande incentivador da modalidade. A lei das Os´s pressupõem a criação de um conselho gestor na entidade a ser formado pelos membros do clube, dos seus funcionários e da comunidade local, e oferece entre outros fatos importantes a oportunidade de profissionalização da diretoria da entidade. Marcos Almeida propõe ainda a inclusão de diretoria de Dirt Jump no corpo executivo da entidade que em futuro breve passará a poder apoiar também atletas desta modalidade com subsídios em competições e treinamentos.
O Sr. Valmir informou que o fato da soma de Dirt Jump e Bicicross não é novo, citando o Americana Bicicross Clube que tem a pista de Bicicross e a de Dirt Jump no mesmo local e realiza provas das duas modalidades intercaladas no mesmo dia. Adiantou ainda que a tempos estuda a forma e para breve deve apresentar mais entretenimento no Bicicross, convidando outras modalidades a participar dos eventos da APBMX.
Fonte: APBMX.