Por Ricardo Alves
A realização de alongamentos antes de qualquer atividade esportiva é uma pratica natural do ser-humano moderno. Para os praticantes de caminhada ou corridas o alongamento é uma atividade não só recomendada como praticamente integrada.
Pesquisas recentes, no entanto começam a levantar várias duvidas sobre os benefícios ou não desta pratica. Estudos realizados na Universidade de Nevada (EUA) e publicados na edição de setembro do Journal of Strength and Conditioning Research, e divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo em 08/11/08 revela que os exercícios para alongar mais utilizados (inclusive por corredores), os chamados alongamentos estáticos, realizados com a pessoa parada, causam perda de força nas pernas. Nesta pesquisa foram avaliados três grupos de atletas; um que realizou alongamentos estáticos, outro que fez alongamentos dinâmicos (com movimentos contínuos) e um terceiro que nada executou. Em seguida os atletas participaram de um exercício de salto e flexão do joelho, para mensurar a força muscular das pernas antes e depois dos alongamentos. O resultado foi o seguinte: Os que fizeram alongamentos estáticos tiveram a maior perda de força muscular, depois os que tinham feito os alongamentos dinâmicos, enquanto os que nada fizeram não sofreram qualquer prejuízo na atividade. Um dos autores da pesquisa Bill Holcomb, comentou que os alongamentos estáticos devem ser feitos depois e não antes dos exercícios. Mas alertou que não se deve confundir esta recomendação com a questão da flexibilidade, que todas as pessoas devem procurar não se descuidar. O pesquisador ainda indica que antes de começar uma atividade como corrida, a pessoa faça um aquecimento do corpo, através de um trote bem leve, por exemplo.
Outra crença que muitos atletas e praticantes tem de que o alongamento antes da corrida solta um pouco os músculos e com isto eles terão um menor risco de lesão, passa pela idéia de que o alongamento pode auxiliar na prevenção de lesões músculo-esqueléticas não tem sustentabilidade pelas pesquisas científicas entre as classes médicas.
Na realidade se pensarmos no que acontece com os músculos, não há semelhança entre o ato de alongar estaticamente um músculo e as rápidas contrações a que são submetidos durante a corrida. Ou seja, alongar antes não representa uma preparação específica para a atividade (alongar para depois contrair).
O que é importante então tomar nota: Os alongamentos têm sim sua importância e valor na atividade física e não devem ser negligenciados. Para os praticantes da corrida, principalmente os que gostam de participarem de provas, vale destacar que um trote leve alguns minutos antes e se quiser realizar algum alongamento bem leve também, mas que os realize após o trote leve (estes podem ser feitos inclusive na forma dinâmica, mas sem grande esforço), já será o suficiente para uma boa pratica da atividade. Para as pessoas que gostam de caminhar, os alongamentos entram, ai sim, após a atividade.
Não descuide da sua flexibilidade: Para garantir que a sua musculatura responda melhor na hora que for exigida e muito importante ter o hábito de realizar os exercícios de flexibilidade a qualquer hora do dia, bem como os alongamentos estáticos e dinâmicos. É claro que um leve aquecimento daquele grupo muscular preferencialmente deve ser realizado. Hoje vemos estas atividades sendo bem desenvolvidas nas ginásticas laborais em empresas e comércios para melhora da qualidade de vida. Vale destacar também a importância dos exercícios para fortalecimento abdominal e alongamentos da coluna.
Errado: Alongar imediatamente antes de correr/ Certo: Aquecer, com trotes leves, ou começar a correr bem devagar.
Errado: Alongar logo após terminar de correr/ Certo: Trotar ou caminhar por alguns minutos e então alongar.
Estas informações que por ora passamos aqui servem para nos fazerem refletir sobre diversos pontos da atividade física. Claro que cada individuo, como a própria palavra reflete, tem suas características e sua individualidade. Caso você amigo leitor e praticante da atividade física se sinta bem com os alongamentos antes de sua pratica, continue fazendo, pois também os fatores psicológicos envolvidos tem grande participação e importância no conjunto dos resultados finais.E para concluir vale lembrar que desenvolver o alongamento e flexibilidade em outros períodos fora os mencionados aqui, como no caso da corrida, é de extrema importância e altamente salutar. Em nenhum momento estamos dizendo para abrirem mão dos alongamentos daqui por diante, eles são importantes e devem ser praticados com muita dedicação, mas no momento certo, como tudo na vida. Abraços e Boa Atividade Física!!!!