20.09.2009 NOTÍCIAS - Edson de Carvalho Jr vence 6ª etapa do Campeonato Paulista em Jacareí

Por Pedro José de Andrade
Fotos: Valter Pereira

Jacareí é considerada um dos templos sagrados do bicicross nacional, desde 1986 sedia etapas do campeonato paulista ainda quando o esporte era comandado pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo).

A cidade também é famosa por ser a terra natal de grandes nomes do esporte como os irmãos Moreira (Vinicius,Paulo e Ítalo), Marcos “Chokito” Santos, Alessandra Procópio, Mauro Aquino, Luciano Bruni entre muitos outros, entre esses muitos está, Pedro Andrade que por um acaso é esse que vos escreve.

A pista ”Luciano Bruni” atualmente localizada no bairro, Parque Santo Antonio recebeu reformas e recebeu a sexta etapa do campeonato de 2009 no dia 20 de setembro.

Muitos pilotos ainda não conheciam o novo circuito e elogiaram o traçado, suas curvas asfaltadas e os obstáculos bem técnicos.

Durante os treinos livres, os pilotos receberam a visita de um gambá que fez questão de andar pela pista e assustar as meninas que assistiam aos treinos na beira da pista. Depois de muita correria atrás do animal e das solenidades de abertura deu-se início a etapa.

Pró Elite – Edson Carvalho Jr, Ebert Silva, Deivlin Baltazar, Rodrigo Alarcon, Daniel Brito, Thaiguara Ramires, Gustavo Chiara, Mauro Aquino. Esta foi a ordem do podium na final da categoria principal, mas a história foi diferente, a prova marcou o retorno do jacareiense Mauro Aquino as competições, que já impôs seu conhecido ritmo e largou na frente, na primeira curva Mauro era o primeiro, seguido de perto por Chiara e Alarcon que largou muito, Junior ”Bigode” veio por dentro e Baltazar era ao quinto, Aquino era líder mas perdeu a concentração em uma curva e foi ao chão na penúltima curva levando Gustavo ”Boy” com ele, Edson Carvalho se livrou do acidente e assumiu a liderança com Ebert Silva em segundo e Deivlão o líder do ranking em terceiro.

Junior Men – Leandro dal Farra, Antonio Ferreira, Renato Rezende, André Bravin, Douglas Carnaval, Michel Ferreira, Rogério Reis, Igor Carvalho. Essa foi a final da Junior que teve o catarinense Leandro “Taxinha” Miranda como líder, ele puxou a fila logo após a largada e pedalou muito por que sabia que atrás dele vinha Renato Rezende que largou em ultimo e fez mais uma daquelas corridas espetaculares, Antonio Ferreira que também fez uma ótima largada foi o segundo colocado.

Junior Women – Squel Stein, Naiara Silva, Mayara Peres, Marcela Queiros. A catarinense de Rio do Sul não perdeu a oportunidade de liderar a final puxou a fila deixando a briga pelo segundo lugar para Naiara Silva e Mayara Peres, Marcela Queiros (que para nossa tristeza esta se despedindo do bmx) foi a quarta. Priscila Abasto foi novamente a única inscrita na Elite Women, mas não deixou de fazer sua parte e pedalou com as meninas da Junior.

Elite Máster – Benedito ”Juca” Teodoro, Luciano Roque, Ronaldo ”Cajarana” Alex Peres, Marcos ”Chokito” Santos, Paulo Moreira, Fabio ”Fera” Ferreira, Maurici Custódio, José ”Chupita” Mendes Neto. “Juca” ficou um tempo afastado das corridas, mas voltou com força total, fato que já havia sido profetizado pelo próprio Luciano Roque segundo colocado e líder da categoria. Teodoro largou na frente e logo se livrou dos adversários, Roque e Alex Peres entraram lado a lado na primeira curva mas o mineiro de Poços de Caldas assumiu o segundo lugar.

Na 25/29 anos, Marivan Mendes foi o líder com Luis Albino em segundo e Edmilsom ”Bilu” da Silva em terceiro.

A final da 17/24 anos foi uma replica do ano passado, Paulo ”Banana” Lisboa e Elber Soares fizeram a alegria da torcida jacareiense, com um primeiro e segundo lugares, Diogo Lacerda foi o terceiro. Gustavo Mesquita levou um tombaço que assustou, mas sem maiores conseqüências.

Na 16 anos Igor ferreira continua abrindo caminho, venceu deixando Antonio Araujo de João Pessoa da Paraíba em segundo lugar e Marcio de Souza em terceiro.

Allan Vitor de Oliveira o terror da 15 anos, foi o sétimo na final da categoria, que foi vencida pelo também talentoso Matheus Furlan, Felipe Camargo ficou com o segundo e Felipe Querino herdou o terceiro ligar.

O duelo entre as sorocabanas Priscila Carnaval e Bianca Quinalha desta vez foi vencido por Priscila que viu sua conterrânea sofrer uma queda no primeiro obstáculo.

A sexta etapa do campeonato paulista contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, Carbonic ”Saúde e Nutrição Esportiva”, lojas Moby Ciclo e Aqua Life.

A organização da APBMX e Jacareí Bicicross Clube.

Próximo capitulo Salto!!

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS