Institucional

Associação Paulista de Bicicross - APBMX

Entidade esportiva sem fins lucrativos

Rua Oshita Sigrist Pongelupe, 602
Bairro Morumbi - Paulínia - SP
CEP:13140-000
CNPJ: 58.801.101/0001-41
Inscrição Estadual: Isento

Objetivos

Fomentar, promover, normatizar e fiscalizar a prática saudável e competitiva do bicicross baseando-se nas normas FPC - Federação Paulista de Ciclismo, CBC, Confederação Brasileira de Ciclismo, do COB - Comitê Olímpico Brasileiro e UCI - União Ciclística Internacional".

Histórico da FPBX / APBMX

A Federação Paulista de Bicicross foi criada em 1987 por um grande incentivador do esporte. Sr. Nilceu Saito. O Bicicross, como todas as modalidades do ciclismo eram divididas em departamentos da Confederação Brasileira e federações estaduais do ciclismo, que por um lado positivo tinha a organização das entidades, mas por outro existia uma grande burocracia para filiação de novos clubes/pilotos e uma limitação na realização de provas e eventos deste esporte.

Sr. Saito com um grupo de pais, ao participarem de uma prova internacional no Chile em 1987, se surpreenderam com o fato de que naquele país o bicicross tinha uma confederação e federações independentes do ciclismo, assim como a IBMXF – International Bicycle Motocross Federation – que na época era a entidade máxima do bicicross internacional.

Ao retornar Saito implantou o mesmo sistema no Brasil, incentivou as cidades participantes a criarem clubes e com eles fundar a entidade paulista e nacional de bicicross.

Foi então que em 1989 surgiu a Federação Paulista de Bicicross com os clubes de Jacareí, São José dos Campos, Sorocaba, Leme, Catanduva, Pirassununga e o Clube Paulista de Bicicross (da capital paulista) entre outros, e também a Confederação Brasileira de Bicicross.

No ano seguinte o sucesso, o Paulista era disputado por varias cidades com cerca de 700 pilotos por etapa.

Na metade da década de 90, a Federação Paulista de Bicicross (na época sob o comando da Sra. Lourdes Basile) deu um salto à frente trazendo o socorro médico próprio e também a mídia com a SPORTV, o que foi um marco na história do bmx nacional.

Já no século 21 a FPBX tinha no comando Eduardo Campos o “Oklinhos” que profissionalizou ainda mais os eventos. Na ocasião, pela primeira vez foi premiada uma moto “0 km” para o campeão da categoria elite.

Com a inserção do BICICROSS como disciplina “olímpica” do ciclismo em 2006 houve a necessidade de um realinhamento de organogramas a partir do COI – Comitê Olímpico Internacional. A FPBX foi a primeira entidade brasileira e especifica do Bicicross a alterar sua razão social tornando-se APBMX, Associação Paulista de Bicicross alinhando à Federação de Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, mantendo a gestão do Bicicross no Estado de São Paulo sob supervisão da FPC.

Nos dias atuais a entidade tem como presidente o Sr. Valmir Brustolin que propõem novos programas com objetivo de elevar o nível técnico e profissional de todos os envolvidos, elevando o Bicicross paulista a um patamar de esporte olímpico, incentivando o surgimento de novas pistas, o interesse de novos pilotos, a maior divulgação do esporte, a busca de incentivos fiscais, novos parceiros privado e o maior apoio de órgãos públicos.

Diretoria

Diretoria Executiva

Presidente: Valmir Brustolin (Paulínia)
1ª Vice Presidente: Maria Aparecida Comitre Perez (Sorocaba)
2º Vice Presidente: Walter Jorge Sampaio (Jarinú)
1ª Secretaria: Adriana Cristina Furlan (Paulínia)
2ª Secretaria: Marli Moreti Zeitlin (Americana)
1º Tesoureiro: José Cruz Filho (Paulínia)
2ª Tesoureira: Elizabeth Santa Chiara (Americana)

Conselho Fiscal

Agapito Roberto da Silva (Itú)
Rafael Guido (Americana)
Jose Conrado Tergolino (Cosmópolis)

Conselho Fiscal Suplente

Michel Teixeira (Jacareí)
Darci Ferraz (Salto)
Helio Manara (Jarinú)

Diretoria Técnica

Pedro Paulo Bottan (Caçapava)
Chico (Sorocaba)
Deivlin Baltazar (Americana)
Chokito (Jacareí)

Diretoria Patrimonial

Tite Vedovelo (Paulínia)

Diretoria Jurídica

Edilson Barbato (Leme)

Mandato de 01/01/2009 a 31/12/2012

Carta do Presidente

A Associação Paulista de Bicicross - APBMX reelegeu a diretoria para o quadriênio 2009/2012, em assembléia realizada no dia 29/11/08, na sua sede em Paulínia/SP. A atual diretoria presidida por mim dará continuidade nos trabalhos de melhorias continuas na modalidade bicicross no estado de São Paulo que foram iniciadas no primeiro mandato em janeiro de 2007.

Os objetivos da atual diretoria são:

  • Fundar e filiar novos clubes de bicicross/BMX;
  • Incentivar a construção de novas pistas no estado e na capital de São Paulo, incluindo uma de Supercross;
  • Buscar parcerias com prefeituras, governo do estado e iniciativa privada, para construir um centro de excelência de treinamentos especifico para nossos pilotos;
  • Dar apoio e incentivo para fundação de novas escolinhas de bicicross atreladas a projetos sociais incluindo e contemplando atletas especiais
  • Fazer convênios com empresas de marketing e imprensa para buscar recursos e maior divulgação de nossa modalidade, atraindo novos patrocinadores e apoiadores para este esporte, que desde a ultima olimpíada conquistou seu merecido espaço nos jogos olímpicos.

Para 2009, primeiro ano da nova gestão o bicicross irá começar a todo vapor, com as primeiras provas internacionais já em meados de janeiro a ser realizada em Mendonça-Argentina e Santiago do Chile, que valerão para o ranking da União Ciclistica Internacional - UCI, nossos pilotos(as) com certeza irão brilhar em terras dos “hermanos”. Nos dias 07 e 08 de fevereiro acontecerá o grande evento "Bicicross America’s" em sua 4ª edição que além dos melhores pilotos internacionais ranqueados na América do Sul, os pilotos que disputaram e destacaram no campeonato brasileiro de 2008 também terão a oportunidade de mostrar seu talento na excelente pista de Paulínia, com transmissão ao vivo para todo o Brasil e mais 42 países pela Rede Globo de Televisão. No dia 1º de março teremos a abertura do grande campeonato paulista em sua versão 2009 que irá ser realizado na cidade de Cosmópolis, campeonato que contará com 8 etapas passando pela estância turística de Jarinu no dia 5/abril, Leme no dia 17/maio, Americana 28/junho, Sorocaba no dia 09/agosto, Jacareí no dia 20/setembro, Salto no dia 25/outubro e a grande final em Paulínia no dia 15 de novembro.

Nosso querido estado de São Paulo, privilegiado por uma associação de clubes de bicicross organizada e com campeonatos estadual e regionais, que a cada ano busca recordes de participantes, promovendo assim grandes disputas nas várias categorias da modalidade, tem sido o alicerce base das convocações de pilotos que compõe a seleção brasileira. Seleção esta coordenada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) nos vários eventos internacionais organizados pela UCI entre eles os campeonatos Pan Americano, Latinoamericano, Mundial e Olimpíadas.

Isso somente é possível devido ao grande números de pilotos, pistas mantidas em bom estado e com qualidade técnica, surgimento de novos pilotos e clubes, realização de vários campeonatos regionais com ótimas premiações, apoio da Federação Paulista de Ciclismo-FPC, e principalmente com a dedicação e empenho dos muitos voluntários nos 23 clubes que compõe nossa Associação Paulista de Bicicross-APBMX.

Já para a primeira etapa do campeonato paulista estaremos inaugurando nosso novo site, com um layout moderno e de simples operação, onde as noticias, informações, fotos dos eventos estarão disponíveis e atualizados rapidamente. Estaremos buscando, neste ano, parceiros comerciais para implantar uma galeria de vídeos e colocá-los a disposição dos pilotos e amantes do bicicross em nosso site. As informações gerais da APBMX e demais conteúdos atualizados já estarão a disposição no novo site.

Para que as notícias das corridas do campeonato paulista sejam rapidamente hospedadas no site, firmamos parceira com o experiente piloto Pedro José de Andrade "Pedrão" nosso colaborador de Jacareí, que já escreveu vários artigos para revistas especializadas em BMX. Ele será nosso correspondente no paulista e provas dos campeonatos regionais de sua região. Ana Flavia Sgobin, medalhista de prata nos Jogos Panamericano de 2007 no Rio de Janeiro, será a nossa colaboradora nos campeonatos brasileiro e internacionais. Noticiais importantes dos clubes filiados e do bicicross nas várias regiões de nosso estado também poderão ser enviadas pelos dirigentes e ou assessorias de imprensa que teremos imenso prazer em divulgá-las.

Esperamos que mesmo em um ano de visível crise mundial, nosso pujante estado de São Paulo permaneça na dianteira desta modalidade e que ao término desta primeira etapa, possamos colher os resultados de um projeto de trabalho sério, elaborado pela atual diretoria, que visa grande crescimento para a modalidade BICICROSS.

Em nome desta diretoria desejo um bom ano a todos e com certeza estaremos juntos realizando vários eventos e escrevendo uma história de vitórias para este esporte que amamos muito.

Valmir Brustolin
Associação Paulista de Bicicross - APBMX
Presidente

PATROCÍNIO

PARCEIROS