13.03.2010 NOTÍCIAS - Pilotos de Paulínia disputam Jogos Sul-americanos e Mundial de Supercross

Competições serão disputadas no final do mês em Medelim e Madri. Supercross soma pontos para ranking olímpico

Os pilotos da equipe de bicicross PETROBRAS/Paulínia Edson Marcos de Carvalho Júnior, Ebert Silva e Gustavo Chiara, que são respectivamente, primeiro, segundo e terceiro melhores pilotos no ranking brasileiro, disputam no final do mês competições internacionais com as grandes feras mundiais da modalidade. Nos dias 24 e 25 de março, Gustavo Chiara, 3º colocado no Campeonato Brasileiro de 2009 e campeão paulista de 2008 na categoria Elite Men(principal) disputa o torneio de bicicross dos Jogos Sul-americanos de Medelim, na Colômbia.

Chiara brigará por medalhas para o Brasil com os melhores atletas da América do Sul no ranking do continente da União Ciclística Internacional(UCI) em jogos que seguem estrutura semelhante à das Olimpíadas com a disputa de diversas modalidades. O piloto da equipe PETROBRAS/Paulínia foi convocado pelo Comitê Olímpico Brasileiro(COB) e Confederação Brasileira de Ciclismo para defender o País na competição. Chiara embarca para a Colômbia no dia 21 de março.

Edson Marcos de Carvalho Júnior, campeão brasileiro e bi-campeão da Copa Brasil na categoria Elite Men, e Ebert Silva, vice-campeão brasileiro, competem na 1ª etapa do Mundial de Supercross em Madrid, na Espanha, nos dias 26 e 27 de março. A competição soma pontos para ranking da União Ciclística Internacional(UCI) para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Pista ultra-radical

O supercross é uma versão ainda mais radical do bicicross, disputada em pista de terra com trechos asfaltados com rampas, curvas, paredões e obstáculos maiores que as pistas de bicicross. Um exemplo do grau de dificuldade da pista poder ser verificado no gate de largada usado, nos campeonatos mundiais de bicicross tradicional , que tem em média 5 metros de altura. No supercross, a altura chega a 8 metros.

A importância de se participar desta competição, além do rankeamento olímpico, está no fato da pista do torneio de bicicross dos Jogos Olímpicos de Londres seguir os padrões ultra-radicais das pistas de supercross. “Os pilotos brasileiros precisam de mais rodagem internacional e ficarem mais acostumados com traçados de pista bem difíceis para serem mais competitivos, sobretudo nas provas fora do Brasil”, comentou piloto Edson Marcos de Carvalho Júnior. Na primeira etapa do Mundial de Supercross, está prevista a presença de 500 atletas das principais potências mundiais do bicicross como Argentina, Estados Unidos, Austrália, França, Holanda e Inglaterra.Edson Marcos e Ebert Silva embarcam para Madri no dia 22 de março.

A pretensão dos atletas paulinenses é de pelo menos chegar entre os 8 finalistas. “Se chegarmos entre os 8, a motivação será grande, e vai ser difícil nos segurar”, frisou Ebert Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Paulinia Racing Bicicross
 

PATROCÍNIO

PARCEIROS